Para voltar à página raíz clique aqui.

Engenharia de Algoritmos e Otimização Combinatória

Para quem é esta página?

Esta página destina-se a alunos interessados em fazer Iniciação Científica em Engenharia de Algoritmos e Otimização Combinatória.


Do que trata esta área de pesquisa?

O foco desta área são problemas de Otimização Combinatória e técnicas de projeto de Algoritmos para tais problemas. Em geral, problemas de Otimização Combinatória envolvem encontrar, dentre todas as soluções possíveis, aquela que tem custo mínimo (ou máximo). Uma forma de resolver tais problemas seria simplesmente enumerar todas as soluções e guardar aquela com menor (ou maior) custo. Entretanto, para qualquer problema de tamanho minimamente interessante (e útil) este método é impraticável, já que o número de soluções válidas é imenso (por crescer exponencial ou fatorialmente). Portanto, técnicas sofisticadas de Projeto de Algoritmos se fazem necessárias. Se quiser entender um pouco melhor sobre quão difíceis (e interessantes) são esses problemas computacionais, recomendo o vídeo P vs. NP and the Computational Complexity Zoo.


Quem sou eu?

Meu nome é Mário César San Felice, sou professor do Departamento de Computação (DC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e fundador do Laboratório ALOC.

Formei-me no IC-UNICAMP (graduação, mestrado e doutorado com estágio de pesquisa no exterior em ORIE-Cornell). Depois fiz estágio de pós-doutorado no IME-USP, sendo contratado pelo DC-UFSCar em fevereiro de 2018.

Minhas principais áreas de interesse são Algoritmos e Otimização Combinatória, com ênfase em: Algoritmos Online Competitivos, Algoritmos de Aproximação, Problemas de Localização de Instalações, Problemas de Projeto de Redes e Algoritmos Probabilíticos.


O que espero de um(a) aluno(a)?

Procuro alunos curiosos que tenham gosto por matemática, algoritmos e programação.

Quem estiver interessado, apareça na minha sala ou mande uma mensagem:

Sala: G.08 do Departamento de Computação
Email: [ meu último nome ] (at) ufscar.br

Se quiser ver projetos que oriento/orientei, clique aqui.


Bolsas

As principais agências financiadoras de bolsas para iniciação científica são o CNPq através do PIBIC, cujas chamadas são anuais com prazo de envio em abril ou maio, e a FAPESP, principal agência financiadora do estado de São Paulo, que aceita pedidos em fluxo contínuo.



Last Update: 27/06/2020 18:28