Fábrica Inteligente UFSCar

[ Uma Plataforma de Ensaios de Sistemas de Fabricação ]

Início: 2000

Descrição: A Fábrica Inteligente UFSCar é uma plataforma de ensaios de sistemas de fabricação para testes, ensino e treinamento de técnicas de inteligência artificial e de simulação no planejamento e controle de produção. Há uma previsão de três fases de implantação sendo a primeira uma linha de transferência flexível, a segunda uma célula flexível de manufatura e a terceira um sistema flexível de manufatura. Atualmente (na fase 1) é composta por: 3 robôs cartesianos que executam operações de montagem, 1 esteira de transporte de material e um sistema supervisório. Nas próximas fases deverá haver a inclusão de outros robôs, veículos auto-guiados (ou robôs móveis) e um magazine para armazenamento de peças e produtos. Os equipamentos nela utilizados têm características industriais, de mercado, para que se possa ensaiar comportamentos reais de um chão de fábrica em conjunto com novas técnicas e métodos de planejamento e controle.

Parceiros e Financiadores: Fapesp, CNPq, Capes, Finep, IASTech, GeFanuc, Kalatec, Igus e Brooks.

Status: Preparação de start-up da fase 1.    [detalhes]

 

  Sistema de planejamento e controle da produção baseado em simulação

Início: 2000

Descrição: Trata-se do desenvolvimento de um sistema de planejamento e controle da produção, que considera a simulação de sistemas de eventos discretos como núcleo de cálculo e que permite a inclusão de módulos de refinamento de desempenho utilizando técnicas de inteligência artificial. Este sistema tem integrado e continuará integrando outros módulos desenvolvidos como projetos de iniciação científica e de pós-graduação. Seu desempenho tem sido testado usando simulação e também a Fábrica Inteligente UFSCar.

Parceiros e Financiadores: Fapesp, CNPq, Capes, Finep, IASTech e Brooks.

Status: Versão 1 implementada.    [detalhes]

 

  Procedimento de programação da produção de sistemas de manufatura baseado em lógica fuzzy

Início: 2002

Descrição: Trata-se da investigação de uso de sistemas fuzzy e proposição de novas técnicas fuzzy para tarefas de seqüenciamento e programação da produção em sistemas de manufatura. Considera a aplicação em sistemas com alto nível de automação e também pouco automatizados e fortemente centrados no homem. 

Parceiros e Financiadores: Fapesp, CNPq e Capes.

Status: Duas propostas validadas.    [detalhes]

 

  Sistema de apoio à decisão para o re-escalonamento da produção

Início: 2001

Descrição: Trata-se da investigação e desenvolvimento de modelos e sistemas de apoio à decisão para re-escalonamento da produção para ser usado em tarefas de curto prazo. Considera características correntes do chão de fábrica, de metas e estratégias. O sistema demanda forte interação com o usuário para cálculo e sugestão de novos cenários de produção. 

Parceiros e Financiadores: CNPq e Capes.

Status: Primeira proposta validada.    [detalhes]

 

  Modelagem de sistemas de fabricação com redes de Petri

Início: 1995

Descrição: Trata-se da investigação de uso de redes de Petri, proposição de novas extensões e métodos para a representação e análise de comportamento de sistemas de produção. Usa-se principalmente redes de Petri Virtuais, híbridas, coloridas e fuzzy.

Parceiros e Financiadores: Fapesp, CNPq, Capes e Finep.

Status: 3 novos métodos e 1 nova extensão validados.    [detalhes]

 

  Base de casos de simulação de sistemas de fabricação

Início: 1997

Descrição: Trata-se da construção de uma base de estudos de casos de simulação de sistemas de eventos discretos usando softwares de simulação comerciais e modelos em redes de Petri. A construção da base contempla algumas áreas de aplicação específicas, contendo dados de comportamento gerais sobre sistemas de fabricação. Esta base tem sido usada para apresentar a abrangência do uso da técnica à sociedade e também para a geração de dados variados de comportamento de sistemas de fabricação servindo como fonte de informações para o desenvolvimento de novas técnicas de tratamento de problemas comuns no planejamento e controle de produção.

Parceiros e Financiadores: Fapesp, CNPq, Capes e Finep.

Status: 8 casos com vários cenários estudados e documentados.    [detalhes]

 

  Integração e intertravamento de elementos de chão de fábrica

Início: 1995

Descrição: Trata-se da proposição de novas abordagens e métodos para estabelecimento da integração e do intertravamento de elementos de chão de fábrica (máquinas de transformação, máquinas de inspeção, veículos de transporte, magazines, esteiras, etc.) e de sistemas, considerando o planejamento, os níveis de decisão e os requisitos de intertravamento

Parceiros e Financiadores: Fapesp, CNPq, Capes e Finep.

Status: 4 proposições validadas.    [detalhes]

 

  Investigação de sistemas didáticos para o ensino de técnicas de escopo multidisciplinar

Início: 2002

Descrição: Trata-se da investigação e avaliação de abordagens no ensino de engenharia e ciências exatas em temáticas intrinsecamente multidisciplinar. O tema de avaliação específico é em sistemas de produção que envolve principalmente técnicas das áreas de ciências e engenharias de computação, eletrônica, produção, mecânica e mecatrônica. Trata desde a investigação de assuntos e conteúdos, passando por uma proposição de elaboração de kits até a proposição de métodos de ensino/aprendizagem.

Parceiros e Financiadores: Fapesp, CNPq, Capes e Finep.

Status: Em andamento.    [detalhes]