ÁREAS DE CONHECIMENTO

 

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA A SISTEMAS PRODUTIVOS

    Trata da investigação de técnicas de inteligência artificial buscando-se aplicações em indústrias nas áreas de planejamento e também de operação do chão de fábrica. Investiga-se principalmente sistemas especialistas, sistemas nebulosos (Fuzzy) e algoritmos genéticos com foco de aplicações em sistemas de engenharia para o auxílio à tomada de decisão no nível do planejamento estratégico, no seqüenciamento e na programação da produção de uma empresa..
 

    Palavras-chave: Fuzzy Logic; Automação; Inteligência Artificial; Processo Decisório.

INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS PRODUTIVOS

    Trata da investigação de métodos e técnicas de modelagem, análise e implementação de sistemas integrados de produção, automatizados ou não. Faz-se uso notadamente de Redes de Petri e simulação industrial. Integração da manufatura através de redes industriais, sistemas de controle de eventos discretos e de variáveis contínuas, aplicados em equipamentos e em sistemas de manufatura. Automação Industrial utilizando sistemas como CLPs, SDCDs, Supervisórios e outros.
 

    Palavras-chave: Automação da Manufatura; Controlador Lógico Programável; CNC; Intertravamento; Programação da Produção; Sistemas Inteligentes.

SISTEMAS AUTOMATIZADOS DE MANUFATURA

    Trata da investigação de formas de automação de chão de fábrica e de modelagem e análise de desempenho sistemas produtivos automatizados, flexíveis e integrados. Para isso considera a modelagem e a simulação de sistemas de eventos discretos (utilizando as Redes de Petri e afins) permitindo tratar com o controle de sistemas automatizados de manufatura complexos. Compreende Sistemas Flexíveis de Manufatura, Linhas de Transmissão Flexíveis de Manufatura e Células Flexíveis de Manufatura.
 

    Palavras-chave: Automação da Manufatura; FMS; Inteligência Artificial; Programação da Produção; Simulação de Sistemas; Sistemas Inteligentes.

 

ESTRATÉGIAS DE AUTOMAÇÃO

    Trata da avaliação de necessidades de automação, especificação de tecnologias, técnicas e equipamentos, modelagem, análise e acompanhamento de implantação de automatismos em ambientes industriais. Envolve o planejamento e implantação da Automação Industrial utilizando o Processo Unificado (PU) e ferramentas de Linguagem de Modelagem Universal (UML) em conjunto com ferramentas de modelagem e simulação de eventos discretos (Redes de Petri) para o planejamento da implantação de sistemas automáticos no chão de fábrica considerando o planejamento estratégico da empresa. Integra dessa forma, elementos e necessidades de chão de fábrica com as necessidades estratégicas da empresa.
 

    Palavras-chave: Automação Industrial; Inteligência Artificial; Manufatura Automatizada; Simulação de Sistemas; Sistemas Especialistas; Sistemas Inteligentes.