Projeto e Gerência de Sistemas de Software 2009- Profa. Junia

Questões Iniciais de Apoio a Pesquisa:

O que é o método de pesquisa científica (Sra Marilza Tognezzi – IFSC/USP)

Como fazer uma apresentação oral

Como ler  criticamente um artigo científico.

Temas Básicos de Engenharia de Software:

Produto e Processo

Qualidade

Analise e Projeto

Planejamento

IHC

Testes

Manutenção/Reengenharia

Orientação a Objetos

 Projeto OO

     Métodos Ágeis

      RUP

      UML

Questões de Interação Humano Computador

tema básico - Usabilidade

A questão inicial para ser discutida durante a disciplina é sobre as diferenças essenciais entre as formas de desenvolvimento de sistemas interativos pela Engenharia de Software e pela Interação Humano Computador.

Tendo compreendido que a engenharia de software acontece em camadas e que a primeira camada tem "foco na qualidade", espera-se que os alunos compreendam a conexão entre o conceito de qualidade e o conceito de usabilidade.

Assim, o tratamento à usabilidade no desenvolvimento de sistemas interativos é prerrogativa de um bom projeto, foco dessa discussão.

Assim, com as leituras indicadas acima, para todos os alunos da disciplina, cada aluno deve propor a leitura de um artigo dentro de seu tema de mestrado/doutorado. Cada aluno deve ler os artigos base e seu artigo especifico.

A dinâmica da aula seguirá a discussão dos textos comuns a todos (30-40 minutos), seguida da apresentação e discussão de cada leitura individual. Não está descartada a possibilidade de um registro escrito individual da discussão. O aluno deve preparar uma apresentação de 15 minutos (máximo 4 slides), em versão eletrônica, de seu artigo, para apresentar e discutir em sala de aula com todo o grupo. Destaque nos slides pontos importantes do texto e a sua opinião crítica sobre a  leitura realizada. Leituras complementares devem ser consideradas em cada projeto.

 

Cronograma de temas e atividades (preliminar – a ser revisado)

Data

Tema

Atividade

6/mar

Apresentações

 

Ler material de apoio a pesquisa

13/mar

Produto e processo

Ler diferenças essenciais entre as formas de desenvolvimento de sistemas

Pesquisar os modelos de processo apresentados no artigo lido

20/mar

Qualidade

Discutir (entrega escrita e slides para apresentação) do estudo realizado

Ler conceito de qualidade e o conceito de usabilidade.

Pesquisar o conceito de usabilidade

27/mar

IHC

Discutir qualidade versus usabilidade

Procurar com seu orientador uma primeira idéia do projeto a ser desenvolvido (MS ou DR)

Aplicar os princípios do método de pesquisa científico para elaborar uma primeira versão de projeto

03/abr

Planejamento

Discutir a proposta da primeira idéia do projeto (estrutura e metodologia – o tema em si é de responsabilidade do aluno e orientador)

17/abr

Analise e projeto

OO/Projeto OO

Trazer um artigo de sua área de pesquisa para ser trabalhado na disciplina (escolhido junto com o orientador)

24/abr

 

Apresentação e discussão do artigo

08/mai

UML/RUP

 

15/mai

 

Apresentação e discussão do esboço de projeto ante a leitura do artigo, considerando o conteúdo de ES vistos em sala de aula

22/mai

Manutenção/reengenharia

 

29/mai

 

Apresentação e discussão

05/jun

Teste/ Métodos ágeis

 

19/jun

 

Apresentação e discussão

26/jun

 

Fechamento – discussão e conclusões sobre o uso dos conceitos de ES no projeto científico