[Português]
[English]
[Español]

[X IHC & V CLIHC 2011]
Workshop: 25/10/2011

Novas datas

Prazo de submissão: 26/08/2011
Notificação aos autores: 14/09/2011
Envio da versão final: 25/09/2011



[Chamada de trabalhos]

III WAIHCWS – Workshop sobre Aspectos da Interação Humano-Computador para a Web Social no IHC+CLIHC’2011 Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC) e Congresso Latino-americano de Interação Humano-Computador (CLIHC), em Porto de Galinhas - PE, de 25 a 28 de Outubro de 2011.

A Web Social faz parte das transformações que têm redefinido a forma como as pessoas se relacionam, utilizam e são afetadas pela tecnologia. Nos softwares sociais, os usuários interagem, se comunicam, criam, organizam e compartilham conteúdos demonstrando as oportunidades e o conhecimento que podem ser gerados pelo trabalho conjunto e pela interação em massa. Tais sistemas apresentam desafios relacionados à organização, recuperação e apresentação da informação, bem como aqueles relacionados à infra-estrutura e mídias.

Os tópicos de interesse incluem, mas não estão restritos a:

  • Métodos de design e de avaliação de softwares sociais;
  • Fatores, características e medidas de sucesso de softwares sociais;
  • Fatores organizacionais em softwares sociais;
  • Teorias e mecanismos de incentivo à participação e colaboração dos usuários;
  • Aspectos culturais e de apropriação, emocionais e afetivos em softwares sociais;
  • Comunicação, colaboração, compartilhamento e confiança em softwares sociais;
  • Identidade, privacidade, segurança e reputação em softwares sociais;
  • Usabilidade e acessibilidade em softwares sociais;
  • Memória e Propriedade em softwares sociais;
  • Emergência e aproveitamento do Conhecimento Social.

Convidamos trabalhos em todos os estágios de desenvolvimento, descrevendo sistemas aplicados, resultados empíricos, propostas e resultados de pesquisas que abordem aspectos da Web Social com foco na interação humano-computador. Posições e discussões fundamentadas teoricamente acerca dos tópicos de interesse também são bem-vindas.

Os artigos podem ser escritos em Português, Inglês ou Espanhol, sendo short papers (4-6 páginas) ou full papers (8-10 páginas), no formato ACM SIG CHI http://www.sigchi.org/chipubform. As submissões devem ser inéditas e incluir resultados não publicados.

Os artigos aceitos serão publicados na CEUR Workshop Proceedings. Também, como aconteceu com a 2ª edição, espera-se que os melhores artigos aceitos no WAIHCWS sejam publicados em um periódico com visibilidade internacional.

As submissões devem ser anônimas. Os autores devem submeter versões eletrônicas de seus trabalhos (como arquivo PDF), através do sistema EasyChair.


2008–2011 Workshop sobre Aspectos da Interação-Humano Computador para a Web Social